Melhorar a qualidade e garantir a agilidade do atendimento à população que precisa dos serviços de urgência e emergência em saúde, com este objetivo, a Prefeitura de Rondonópolis fez a entrega de cinco novas ambulâncias, sendo quatro adquiridas com recursos próprios e uma doada pelo Ministério da Saúde, ao o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192) em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (09) no Casario.

“Nós só temos a agradecer ao nosso prefeito Zé Carlos do Pátio, ao empenho da nossa secretária de Saúde Izalba Albuquerque, por este investimento histórico. Em 13 anos de Samu implantado em Rondonópolis, nenhum prefeito em Mato Grosso, já renovou a sua frota totalmente com recursos próprios. Agora vamos ter condições de fazer um atendimento com mais excelência, mais qualidade, com dignidade tanto para minha equipe como para a população,” explicou o coordenador do Samu-192 de Rondonópolis, Heusnan Lima Freitas.

Segundo ele, em média são atendidas mil ocorrências e graças ao investimento, o Samu também contará com uma viatura reserva técnica garantindo a continuidade dos serviços.

A renovação de 100% da frota é resultado das ações adotadas nesta gestão. O investimento histórico feito pelo município, na compra das quatro novas viaturas para o Samu-192, foi de mais de R$ 690 mil.

“Tudo o que se gasta em saúde é investimento e mais uma vez o município está investindo recursos próprios que são os impostos pagos pelos munícipes. Não temos em Mato Grosso uma prefeitura que tenha renovado toda a sua frota do Samu com recursos próprios porque o Ministério da Saúde que faz a doação dessas ambulâncias, mas não podíamos esperar mais porque as nossas estavam sucateada e isso influencia na qualidade atendimento”, informou a secretária municipal de Saúde Izalba Albuquerque.

O prefeito Zé Carlos do Pátio destacou ações feitas pelo município para garantir o melhor atendimento do Samu. “Nós estamos entregando quatro viaturas do Samu que compramos com recursos próprios e mais uma que recebemos do governo federal. Também estamos criando duas frentes do Samu uma na Vila Canaã e outra no Jardim Santa Marta e construindo uma nova sede do Samu no Corpo de Bombeiros, com isso vamos melhorar muito mais”, celebrou o gestor.

fonte: Primeira Hora